Conhecendo os Cânions!! Como Ir? Vale a Pena? Quanto Custa?

Olá o assunto de hoje é pra quem gosta de aventura, natureza e muito mais, me acompanhe no decorrer dessa incrível historia para saber mais sobre essas maravilhas que se encontram no Brasil.


Como já havia dito em um post anterior, em janeiro deste ano eu e meu marido decidimos passar as férias em Gramado e Canela - RS, reservamos um dos dias para irmos até a pequena cidade de Cambará do Sul conhecer os famosos Cânions Fortaleza e Itambézinho que pra mim são umas das mais lindas maravilhas do Brasil.
Mas afinal como se formaram esses Cânions? Para podermos entender um pouco sobre a formação dessas maravilhas primeiro é preciso ter em mente a importância da água na modelagem do relevo, dos solos e das rochas, por onde a água corre, as marcas vão ficando, e com isso as rochas se desgastando e transformando-se em pequenas partículas, como a poeira, o que precisamos saber é que pra esse processo ocorrer levou milhares de anos pois é muitíssimo lento.


Quando decidimos conhecer os Cânios pesquisamos bastante, veja bem: para chegar ao Fortaleza são 23 kms do centro de Cambará e uma boa parte é estrada de chão em situação não muito boa, para chegar ao Itambézinho a situação é bem parecida.
Por isso a não ser que você não tenha um pouquinho de dó do seu carro o melhor a fazer é contratar uma boa agencia de Turismo para te levar até lá, sendo assim após pesquisarmos bastante contratamos a Agencia Coiote Adventure que fica ali em Cambará mesmo junto ao luxuoso e lindo Hotel Parador Casa da Montanha.

Foto Facebook Coiote Adventure

Cambará fica a 109 km do Pampas Hotel Fazenda (Canela) onde ficamos hospedados, saímos as 06:00 horas da manhã de Canela, fizemos uma parada para o café na metade do caminho que foi no Café Tainhas, super recomendo, o lugar é bem bacana, os asfaltos são bem bons sendo que tem um pedágio para ir e um para voltar no valor de 7 reais e alguns centavinhos, seguimos viagem  e chegamos por volta de 09:00 horas da manhã, o horário combinado com a Agencia de Turismo era 09:30 na Casa do Turista.
Confesso que estávamos bem confiantes pois quando saímos de Canela o sol estava nascendo e isso era sinal de que o dia ia ser muito bom e teríamos uma visão privilegiada dos Cânions, porém conforme fomos chegando em Cambará o tempo foi se fechando e começou a chover muitooo.
Pedimos algumas informações na Casa do Turista, se havia possibilidade de visitação e tals e no momento tudo era muito incerto, mesmo assim avisamos o pessoal da Coiote que estávamos ali e o Jeferson nosso Guia veio nos buscar.
Gente o Jeferson é um cara pra lá de gente boa, deu toda a assistência necessária, tirou duvidas, nos passou informações e fez varias fotos pra nós, pessoal que for conhecer os Cânions contrate a Coiote e solicite o Jeferson como Guia ele é bem parceiro.
O carro que nos levou até os Cânions foi uma Land Rover bem massa, além disso ganhamos capas de chuva super boas.

Pela manhã conhecemos o Cânion Fortaleza que é o maior, possui 7,5 kms de extensão, 2.000 metros de largura e uma altitude de 1.240 metros acima do nível do mar, lá de cima é possível ver o litoral Gaúcho, é claro se o tempo colaborar, no nosso caso quando começamos a fazer a trilha não havia tanta neblina, caminhamos um pouco até darmos de cara com toda aquela imensidão, tudo tão magnifico e inexplicável, porém como estava chovendo e ventando muito logo chegou a neblina e escondeu tudo, sendo assim não deu tempo de tirar muitas fotos, mesmo assim tiramos algumas molhamos nossos celulares que hoje graças a Deus passam muito bem, mas era um risco que tínhamos que correr porque estar ali e não fotografar era impossível, as pedras ficam bem escorregadias o que aumentam os riscos, também me arrisquei em ficar na bordinha do Cânion pra fazer fotos mas valeu muito a pena e sim eu faria de novo.

A tarde conhecemos o Itambézinho, localizado no Parque Nacional Aparados da Serra, com 720m de profundidade e 6kms de comprimento achamos que não conseguiríamos ver muita coisa devido a chuva, segundo o nosso Guia demos muita sorte pois naquele dia por incrível que pareça ele estava super visível, lindo demais, pra chegar até ele também é necessário fazer uma trilha, e seguindo adiante ela dá em diferentes partes do Cânion o que é super legal.

No Parque também há um museu que conta um pouco a história dos Cânions, tem maquetes, animais empalhados e tudo mais, bem legal.

Vale a Pena?

Sim vale super a pena, só quem já foi sabe a sensação que é, inclusive pretendemos voltar em uma época mais ensolarada para aproveitar mais e fazer um tour completo, pois há muitas trilhas que não pudemos fazer devido ao tempo.
Um conselho é, pegue uma agencia de viagem, eles vão te auxiliar melhor, eles sabem onde pode e onde não pode ir, quando você está lá surgem duvidas e eles respondem, tiram fotos, enfim são um auxilio e tanto.

Quanto Custa?

Bom gente os preços variam muito dependendo do que você quer fazer, assim por pessoa para visitar o Fortaleza o valor pago foi 145,00 reais e o Itambézinho 110,00 reais também por pessoa, totalizando o valor de 510,00 reais, não é muito barato mas em contra partida a atenção foi total pra mim e pro Adriano naquele dia, achei super bacana, e você não precisa estar colocando o seu carro nas estradas ruins pra chegar até lá correndo o risco de furar um pneu ou algo assim, por isso acho que vale a pena contratar, como já falei pretendemos voltar e novamente com a Agencia pois além de tudo é muito mais seguro.

Bom gente o que tenho pra dizer é que a experiência foi incrível, quem ter essa oportunidade de ir não perca, e pra nós foi um investimento, são lembranças super boas, além de ter sido uma mega aventura.

Se você tem alguma duvida comenta aqui embaixo que eu respondo pra você, beijos e até a próxima. :)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unboxing Mini Caixa de Som Rock In Rio/Ipiranga

Férias em Fortaleza! Top 10 Das Coisas Que Você Precisa Fazer + Valores!!

Unboxing do Estetoscópio Littmann Classic III, Importando Dos Eua.